segunda-feira, 14 de abril de 2008

O Olho Turco




Independente de religiões, de crenças e culturas, quem nunca ouviu falar sobre olho-gordo e mau olhado? É praticamente impossível encontrar alguém que jamais ouviu casos de crianças e plantas que diante a exposição há uma determinada pessoa não tivesse perdido um pouco da sua vivacidade, da sua energia e ficasse fraca, abatida e doente. No caso das plantas, chegam a morrer diante ao famoso olhar de seca pimenteira. Alguns estudiosos dizem que até mesmo os animais de estimação são alvos fáceis desses olhares tão maldosos. Principalmente os cães, pelo fato de ser o melhor amigo do homem.

Algumas pessoas acreditam que, a pessoa que lança o mau-olhado não é necessariamente má. Seu único problema foi ter olhado “por muito tempo” para o objeto – sem má intenção, apenas inveja.

Algumas culturas possuem os talimãs e os amuletos como verdadeiras armas pessoais contra esse tipo de investida negativa. Um deles é chamado de Olho Grego ou Olho Turco.

Acredita-se que este olho protege contra energia negativa e traz sorte. “O objeto é usado em rituais islâmicos e é curiosa a sua adoção por povos cristãos, como a Grécia e a Armênia”, esclarece Safa Jubran, professora de língua e literatura árabe da Universidade de São Paulo (USP). “Ele é encontrado em todos os países árabes, Armênia, Grécia e Irã”. É muito comum ver olhos gregos ou turcos pendurados em portas, carros ou na forma de pingentes, anéis e chaveiros.

Em turco, o olho é chamado de Nazar Bancugu. Bancugu quer dizer “conta”, de rosário. A palavra Nazar, da língua árabe e emprestada pela Turquia, significa olhar, visão. Acredita-se que quando existe algum mau olhado, o olho absorve a energia e se quebra, protegendo a pessoa da negatividade.

A forma mais comum do amuleto é o olho de vidro azul. Acredita-se que o mau olhado tem a cor azul, portanto o olho de vidro da mesma cor seria o mais eficaz em desviá-lo. Uma das teorias para a adoção do azul é o fato de se tratar de uma cor rara na população local, que tem, em sua maioria, olhos castanhos ou cor-de-mel.

Também conhecido como o Olho que Tudo Vê, o olho turco – um único olho humano cercado por feixes de luz – é símbolo do poder observador e protetor de um Ser Supremo. Ele aparece no Grande Selo dos EUA e até em alguns símbolos da Maçonaria, onde representa o Grande Arquiteto do Universo. Função semelhante de proteção foi dada ao Olho de Horus, no Antigo Egito, e ao Terceiro Olho do Buda, na Índia.

A fusão de culturas também chegou na elaboração dos amuletos. Como a região que engloba a Turquia coincide com áreas da Europa e do norte da África, onde a ferradura é usada como amuleto de proteção, na Turquia é possível encontrar uma combinação das duas. Ferraduras cobertas por pequenos olhos são as mais comuns.
Clique e assine

 
©2008 Templates e Acessorios Por Elke di Barros