quinta-feira, 20 de novembro de 2008

SEGUINDO SÓCRATES.


DA VERDADE
Márcia Frerias lembra a história de um homem que se aproximou de Sócrates: "Como sou muito seu amigo, preciso lhe contar algo!" "Espera!", disse Sócrates. "E as três provas? Já fizeste a primeira prova, que é saber se o que me contas é verdade?" "Bem...não tenho absoluta certeza, mas ouvi dizer..." "Então fizeste a segunda prova?", disse o sábio." A prova da bondade. O que contarás será bom para mim?" "Não...muito pelo contrário..." "Se não fizeste a prova da verdade ou da bondade, com certeza fizeste a da utilidade. O que me contarás é útil?" "Útil?", disse o visitante. "Bem, útil não é". "Então", concluiu o filósofo sorrindo, "se o assunto não é verdadeiro, nem bom, nem útil, é melhor não se preocupar com ele". Trecho extraído do livro - Maktub de Paulo Coelho.
Em nossa vida, é comum encontrarmos pessoas que insistem em nos dizer coisas que não irá nos acrescentar nada como pessoas em nenhum sentido filosófico, cultural, social e espiritual. No entanto, muitos de nós ainda paramos para ouvir as inutilidades. Então quem será o medíocre desta história? Eles que nos contam, ou nós que ouvimos?
É preciso parar de perder tempo com assuntos irrelevantes. Tanta coisa mais importante para se tratar e vamos prestar atenção no cão do vizinho que invadiu o jardim da casa da vizinha da frente? No cunhado bêbado colidiu seu carro pela milésima vez?
Talvez seria mais fácil nos fazermos de ouvintes de araque. Onde as pessoas pensam que estão nos dizendo alguma coisa, porém na realidade estamos fingindo que estamos ouvindo. E por favor, se ouvir de verdade trate de não passar as informações, não seja mais um a utilizar o telefone sem fio...
Pense nisso! Siga a sapiência do mais ilustre filósofo da humanidade...

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

FUJA DOS PARADIGMAS.



Paradigma (do grego Parádeigma) literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido.


O sistema social se tornou um conjunto de paradigmas, onde estes se tornaram uma espécie de manual de sobrevivência. Para tudo se tem um modelo, um exemplo a ser seguido.

E as pessoas simplesmente foram aceitando, aceitando, sem mesmo questionar, ou entender. Nem sequer se perguntaram se aquilo lhes deixava feliz. Engoliram com um copo d'água gelada garganta abaixo.

E agora o que se faz com a infelicidade? Engole-se também? Aceita-se também? Uma vez seguidores de paradigmas, escravos da sociedade, alienados em demasia, cabeça vazia...

Quem disse que para ser bonito tem que possuir um semblante simetrico? Olhos azuis, olhos verdes, olhos amendoados, olhos graúdos e expressivos, olhos naturais, olhos artificias, lentes de contato...
Beleza em cima da balança? Medida em gramas ou em centímetros? Alto, magro, mediano, gordo?
Em qual grupo nos encaixamos? Ou não nos encaixamos em nada? Nossas hastes são pontiagudas e não arredondadas. Fazer parte, ou obedecer paradigmas? Ou simplesmente fugir de tudo isso?
Quem disse que para ser FELIZ tem que seguir algum modelo? Desde quando felicidade possui manual de instrução?
Por que para amar e ser amado tem que ter idades e personalidades compatíveis? Por que a garotinha de 21 anos não pode se sentir plena em seus desejos e anseios com um quarentão grisalho e estabilizado? Quem pode julgá-la infeliz ou mal amada? Não a julgam por isso, mas sim, por que está fora dos paradigmas.
Fuja de tudo que é determinado por leis e regras e sinta-se perseguido pelos zumbis da tendência da moda. Sim, prepare-se porque irão lhe apontar na rua. Os zumbis odeiam desertores!
Para amar há regras? Necessita-se de tempo? Quem pode dizer que para ser feliz no namoro, no noivado ou até mesmo no casamento tem que ter uma convivência de 3,4,5 anos? E as pessoas que fugiram deste modelo romântico e com apenas 1 ou 3 meses de namoro se sentem mais felizes do que aqueles que estão juntos há tanto tempo?
Quem disse que não se pode ter uma noite de amor com alguém que acabara de conhecer? Quem disse que a felicidade é para sempre? Quem disse que o pecado foi original? Pessoas dizem, cientistas, filosofos, artistas famosos.. todos dizem. Mas e seu coração? O que ele diz?
Pense, você tem duas opções: Ou se tornar zumbi fashion e antenado. Ou se tornar um fugitivo livre e FELIZ.

domingo, 16 de novembro de 2008

A PIOR CEGUEIRA.

PERGUNTA: Você enxerga um palmo diante do seu nariz? Ou simplesmente diz que enxerga por vergonha de parecer egoísta e egocêntrico?
Quantas crianças você enxerga nos sinais que para? Quantos idosos você se depara nas calçadas? E pais de família com seus rebentos caquéticos e doentes no colo, esperando para ser atendido na fila do hospital público?

Está na hora de fazer parte do mundo. Está na hora de se voltar ao mundo. Saía um pouco do seu mundo de negócios, do seu mundo fashion e do seu mundo alienante. Está na hora de começar a fazer parte do mundo REAL. Arregaçe as mangas, e enxergue... pois nem sempre aquilo que estamos vendo é aquilo que é para ser enxergado.

O ato de ver é completamente diferente de enxergar. Veja com seus olhos desinteressados, mas enxergue com seus olhos do coração e do espírito.
Extraia dos seus olhos a barreira material. A barreira que lhe impede de enxergar o semblante de alguém que sofre. O sofrimento não está apenas nos artigos dos jornais, ou nas cenas do plantão policial. O sofrimento está em toda parte. Basta parar para percebê-lo.

Se prepare para se deparar com a realidade de ajudar alguém.
Um gesto, uma palavra, um sorriso. Quando o desejo de amenizar a dor e o sofrimento surge, a coragem e a certeza de que poderemos fazer a diferença se torna completamente visivel.

Mas não pense que a cegueira está presente apenas no egoísmo anti-social. Também podemos ser incapazes de não saber que somos alvos de um amor. Que somos alvos de paixões silenciosas.
Sempre buscamos enxergar uma pessoa para amar que esteja de acordo com nossas vontades, por conta disso, desperdiçamos um verdadeiro sentimento de alguém que esteja do nosso lado. Porém, apartir do momento que os nossos conceitos mudam, que passamos a observar o que está realmente em nossa volta, sentimos um vazio tão grande de não ter aproveitado tudo o que estava destinado e às vezes, o tempo exato, a hora certa, simplesmente passou e o relógio do tempo nunca se atrasa.

Cuidado para não passar a vida sendo incapaz de ser um eximio observador de situações inesperadas. As portas se abrem constantemente... mas para isso tem que saber o sentido exato e a direção correta para adentrá-la. Tire a venda dos seus olhos e só assim verá o caminho.

DE QUEM É A CULPA?

"...Deus então chamou: "Adão, onde você está?"Adão respondeu: "Ouvi sua voz no jardim e fiquei com medo porque eu estava nu; então me escondi".Deus perguntou: "Quem lhe contou que você estava nu? Você comeu da árvore proibida?" Adão respondeu: "A mulher que o senhor me deu me ofereceu a fruta e eu comi".O Senhor perguntou a Eva: "O que é que você fez?" Ela respondeu: "A serpente me enganou, e eu comi a fruta"...

Diante desta passagem biblíca podemos interpretar várias formas do pecado original. Mas, qual seria o pecado original? Qual desses erros cometidos podemos apontar sendo o pecado original? A desobediência? A curiosidade? A gula? A sede de poder? Pois a tentação surgiu apartir do momento que a serpente disse à Eva, que iria enxergar e ser sábia como seu próprio criador.

Mas, afinal de contas, de quem é a culpa? Quem assumiu a culpa? Ninguém. Talvez a ira de Deus se tornou maior pelo fato de nem o homem e nem a mulher assumiram a culpa do erro cometido e da desobediência praticada.

Podemos ler que quando Deus pergunta para Adão quem lhe disse que estava nu, e se havia comido da fruta proibida, o mesmo responde: A mulher que tu me destes.

E quando o Criador faz a mesma indagação para Eva, ela responde: A serpente me ofereceu, ela me enganou.

E a culpa quem assumiu? De quem é a culpa?

Nos dias de hoje nos deparamos com situações que nos apresentam pessoas com o "complexo adão e eva" . É comum encontrarmos nos relacionamentos humanos alguém que nunca assume seu erro e sua culpa. Atribuindo a outra pessoa as responsabilidades de seus próprios atos.

Mas, se a culpa e o erro não são assumidos. Pode ter certeza que estes não irão deixar de martelar sua consciência.

Assuma seus atos, e seus erros, considere-se culpado de algo que sabe que fez. Somente assim não irá ser o réu do mais bruto tribunal que é a Consciência. Esse tribunal julga e determina as piores sentenças que um ser humano é capaz de suportar.

Se assumir perante à você e aos outros, Deus não irá lhe apontar, não irá lhe julgar, e muito menos, lhe expulsar do paraíso.

Pois Deus sabe que é o único SER perfeito. Nem a sua própria criação foi feita perfeita. Por conta disso, não é pecado nenhum, assumir a culpa e o erro.



Clique e assine

 
©2008 Templates e Acessorios Por Elke di Barros