sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Cansado? Então MEDITE!



Século XXI sinônimo de correria.

Sinônimo de estresse cotidiano.

Sinônimo de alto índice de infarto do miocárdio.

Sinônimo de divórcios, de casamentos mal sucedidos.

Sinônimo de excesso de ansiedade.

Sinônimo de egoísmo.

Sinônimo de capitalismo.

Sinônimo de solidão.


Neste século a grande maioria das pessoas não possuem mais tempo para simplesmente afrouxar a gravata e ir caminhar na beira-mar, ou tirar o salto alto, para sentir a areia fina da praia sob seus pés. Tempo é dinheiro. Tempo é uma promoção na empresa. Tempo é ir colocar as contas em dias. Tempo é chegar pontualmente na reunião com aqueles empresários.

Os valores estão se perdendo. Ou será que estão sumindo? Por que se perder, é sinal que um dia poderá ser achado. E será que seu dono irá se propor a procurar seus valores?


Quando estiver numa mesa de cirurgia, prestes a fazer aquela ponte de safena irá se perguntar: Por qual motivo eu não parei antes? Agora terei que parar de qualquer forma. Por qual motivo não orei mais, ou não refleti antes de dormir? Diante este pensamento, poderemos então adentrar ao assunto, como sempre digo, um dos instrumentos para se viver BEM!


Meditação - Uma das técnicas mais simples da terapia holística, da medicina alternativa. Para equilibrar quase que imediatamente os altos níveis de estresse causado pela rotina da vida ou dos problemas.


A meditação surgiu na Índia e está intimamente ligada à prática de ioga; apesar de também estar presente em algumas religiões orientais. Pode-se dizer que os orientais desde os tempos remotos, a praticam. Porém, cada qual possui seu método próprio. Uns com a finalidade de ascender espiritualmente, almejando a Nirvana, outros apenas para equilibrar seus canais energéticos, que denominamos Chackras, outros apenas para serenizar seus pensamentos para atingir uma solução adequada a algum problema, ou até para mentalizar a cura de uma doença.


A prática da meditação se resume em alguns casos em dedicar 30 min diários. Porém, aqueles que a praticam seriamente chegam a meditar durante 60 minutos.


PRÁTICA:


Geralmente oriento as pessoas a iniciarem aos poucos; muitas no início da prática tem dificuldades para se desligar do ambiente externo.

Inicialmente a prática da meditação deve ser feita sentada, se possível na posição de lótus, ou então com as pernas levemente cruzadas uma sobre as outras. Ou se preferir sentada em uma cadeira na posição correta.

Não aconselho meditar com roupas apertadas, para evitar a prisão da circulação sanguínea. Por isso o ideal é uma roupa confortável.

Uma música ambiente calma e tranquila. E para quem gosta um incenso, sugiro: incenso de mirra, incenso de mel, incenso de sândalo.

Para iniciar a meditação é preciso esvaziar a mente. Isso pode demorar alguns minutos. Para esvaziar a mente deve se deixar que o cérebro trabalhe, deve-se deixar que os pensamentos surjam desordenados. Irão surgir de qualquer forma, pois essa é a etapa inicial de qualquer prática de meditação.

Aos poucos os pensamentos irão se ordenando e irão diminuindo de intensidade. Até que o vazio, o chamado "branco" dá sinais de existência.

Juntamente com essa etapa é preciso que se dê atenção unicamente à respiração, esta deve ser profunda e calma, e sentir a oxigenação dos pulmões é importante para o sucesso da prática.

Prestar atenção na música.

Sentir o cheiro do incenso.

Entrar em contato com o Eu superior, e tentar ouví-lo, pois ele sempre tem algo a dizer.


Essa é a prática mais simples para os que desejam aprender a meditar, ou pelo menos, para aqueles que se propõe a fazê-la.


Diante dos meus estudos esotéricos, esse Instrumento é um dos mais importantes para se ter uma boa qualidade de vida.


Então, comece a mudar: MEDITE!




Nenhum comentário:

Clique e assine

 
©2008 Templates e Acessorios Por Elke di Barros